bandeau


 

FCSCJ, nos passos do Cristo

 

os votos hoje:

"É so praticar o direito, amar a misericordia e

caminhar humildemente com teu Deus." Miqueias 6, 8)

Chamadas pelo nosso Batismo à seguir o Cristo, nós entramos na longa caravana daqueles e daquelas que tem por missão tornar visível, hoje, Aqule que abre nossa caminhada, a guia e a sustenta.

A consagração religiosa que nós pronunciamos livremente um dia, nos confira um estado de vida. Ela marcou publicamente nossa disponibilidade para caminhar nas pegadas deste primeiro peregrino e a seguir as veredas que ele mesmo fez.

contemplation

seguir o Cristo

"Responder ao chamado de Deus, cumprir sua vontade, viver como Jesus o Cristo viveu: é,em efeito, a razão profunda e o fim de nosso engajamento pelos votos. Com respeito o Coração do Cristo não para de orientar sua inteligencia até o mais íntimo de nós mesmo. Là, é verdade, o Espírito atesta à nosso espirito que nós somos filhas de Deus. Là, o desejo de Deus é sempre presente."

"Tu nos criou, orientados para Te, e nosso coração é sem repouso até que ele repousa em Ti".

Santo Agostino

Assim, obediencia, castidade, pobreza dedicadas à Deus por causa do Cristo visam à nos conformar à atitude filial de Jesus com respeito de seu Pai. Elas querem realisar em nós as condições de um amor sempre maior, aquelas que encontramos no Coração de Jesus: sua perfeita sobmissão às ordens e à disposição da Providencia...sua pureza sem mancha,  seu despojamento absoluto de todos os bens da terra. Condições necessàrias para nos tornar capazes de um amor sempre mais efetivo, estas disposições interiores favorecem no mesmo tempo um amor gratuito.

 

Uma vida intregue a Deus : tal é o sentido de nossos engajamentos na Congregação. É verdade, cada um dos votos contem, por todo o tempo da vida, uma parte de renuncia. Mas ele não faz exclusão da aceitação de nós mesmo. Ele nos incita a nos olhar com o olhar de Deus. No seu amor, Deus nos enxerga como suas filhas bem amadas que gozam agora de seu Reino onde ele mesmo sera tudo em todos. Fazer profissão durante toda a sua vida de obediencia, de castidade, de pobreza, é a maneira de amar Deus de todo o nosso ser."
Les Filles de la Charité du Sacré-Coeur de Jésus, p. 26-27

 

 

 

 

 

marche du Vendredi-Saint à Beauvoir, Canada

 

 

Os votos implicam
uma conversao profunda de atitudes fundamentais de nosso ser

 

A profissao de obediencia,
de castidade e de pobreza
nos engaja definitivamente ao seguimento do Cristo

 

O dom divino da caridade é uma força capz de abrir nosso coraçao , de lliberta-lo do egoismo aos multiplos rostos, de dominar nossa tendencias profundas e de transfira-las à imagem do Cristo, além de nossas limitaçoes e de nossas fraquezas.

 

 

mains offertes

 

No seu amor, Deus nos enxerga como suas filhas bem amadas que gozam agora de seu Reino onde ele mesmo sera tudo em todos. Fazer profissão durante toda a sua vida de obediencia, de castidade, de pobreza, é a maneira de amar Deus de todo o nosso ser.

Os votos: uma maneira de amar Deus de todo nosso ser.